Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Notícias Cósmicas

27/2/12

     Terje Sorgjed é um fotógrafo e autor do espetacular vídeo "The Aurora". Agora o mesmo apresentou o fascinante, alucinante e impressionante vídeo da Via Láctea em Time Lapse, conjugada com as imagens da montanha El Teide, em Espanha.
     Agora basta apenas sentarmo-nos e apreciar e desfrutar das belíssimas imagens.
     É simplesmente impressionante e as melhores imagens que verá hoje!



15/2/2012

     Na quarta-feira de 15 de Fevereiro de 2012 ocorreu um acontecimento histórico. O primeiro robô e humano apertaram as mãos como companheiros de equipa na Estação Espacial Internacional juntamente com a mensagem do robô: "Olá Mundo". Este aperto de mão histórico foi realizado entre o Robonaut 2, criado e desenvolvido pelo NASA, e o seu comandante e cientista da NASA na EEI, Daniel Burbank.
     O Robonaut 2, ou R2, nome pela qual é conhecida na NASA, foi enviado para a Estação Espacial Internacional com o objetivo de facilitar a vida dos astronautas no espaço, como assistente autónomo, ajudando-os a realizar tarefas complexas que visam a continuação de um bom funcionamento desta. Este é um projeto de 4,3 milhões de euros que foi desenvolvido com a ajuda da fabricante de automóveis General Motors, sendo que a robô envolvido no projeto tornou-se no primeiro ser humanóide enviado para o espaço.
      O R2 chegou à EEI em Fevereiro de 2011, transportado pelo vaivém espacial Discovery, no seu último voo. É constituído por umas pernas, tronco, braços e cabeça equipada por uma câmara, sendo, assim parecido com um humano, tem cerca de 1,05 cm de altura e aproximadamente 135 kg de peso.
     Para a realização de testes, a NASA, tem na Terra uma cópia exacta do robô
     Os próximos testes com este irão determinar se as câmeras do robô encontram-se em pleno funcionamento permitindo ao seus controladores verem o que o ser artificial vê. No caso de o resultado dar positivo o teste seguinte será testar a capacidade e facilidade do robô controlar e utilizar interruptores e botões.
   
     Esperemos que não se torne igual ao robô HAL9000, do filme "2001: Odisseia no Espaço", que racionalizava e desmonstrava sentimentos, colocando a vida dos seus astronautas em risco, portanto esteja atento Daniel Burbank!


   
   
5/2/2012

     A nossa Lua ou satélite natural apresenta o mesmo tempo para executar o seu movimento de translação e de rotação, num total de 27,3 dias ou mais arredondadamente 28 dias , razão pela qual tem sempre a mesma face virada para a Terra.
     Mas neste dia foi possível ver o tão misterioso lado oculto da Lua, fotografado pela 1ªvez pela sonda espacial robótica presente na Apollo 16, através da sonda recente, GRAIL, da NASA (National Aeronautics and Space Administration), que órbita a nossa Lua desde o início de 2012, que a filmou com a sua câmara de alta resolução.
     Este encontra-se coberoa por uma grande quantidade de crateras de todos os diferentes tamanhos, provocadas por série de colisões de cometas, asteróides e meteoróides com a superfície.
     Entre estas a maior de todas tem um total de 149 Km de diâmetro e possui o nome de Drygalsk, cujo núcleo é em forma de estrela.
     Foram filmadas como objetivo de um projeto de um grupo de jovens do Ensino Médio, cuja intensão é estudá-las melhor, inspirando, também as próximas gerações de cientistas.

 




3/2/2012

     Foi descoberto um novo planeta com possibilidades de albergar vida e água à superfície, o com mais probabilidades para o efeito de todos os descobertos até agora, segundo alguns astrónomos.
     Encontra-se na zona habitável (Zonas dos Caracóis Dourados, onde a temperatura não é demasiado alta nem demasiado baixa, permitindo, assim a existência de água líquida) da sua estrela mãe,  GC 667C, esta a cerca de 22 anos-luz da Terra, na constelação Escorpião, relativamente perto já que a essa distância só existem cerca 100 estrelas. A estrela partilha o seu Sistema com mais outras duas (GC 667A e GC667B), fazendo desta forma parte de um Sistema Estelar Triplo, sendo a referida uma estrela anã branca, com cerca de 1/3 da massa do Sol. O planeta encontrado, denominado de GC 667Cc é cerca de 4,8 vezes mais massivo que a Terra e orbita a sua estrela a cada 28 dias.
     Anteriormente, em 2010, já tinha sido descoberto um planeta em torno desta estrela (GC 667Cb), demasiado perto da estrela tornando impossível a existência de água líquida à superfície, mas a recente descoberta deste novo planeta  instrigou, e muito os astrónomos, pois este tipo de Sistemas Planetários, não possui uma grande variedade de elementos pesados, como, por exemplo, o ferro, o carbono e o silício  (sendo muito raro e difícil se formarem planetas), logo foi uma descoberta muito cativante, motivando os astrónomos ainda mais para a descoberta de muitos mais mundos como estes em todo o tipo de Sistemas, apelidados de Super-Terras.

Quem sabe talvez encontremos finalmente Vida Extra-Solar?


    

3 comentários:

  1. Fascinante. Pensa nas possibilidades.

    Já agora. A União Europeia começou a financiar um programa que visa a destruição de meteoritos e outros corpos que podem ameaçar a Terra, mas apenas do tamanho que poderia destruir uma grande cidade como Londres e Sacavém.

    Podias escrever um artigo sobre isso.

    Londres não. É onde vive a FAMILIA REAL e sem ela lá se ia a MONARQUIA na Inglaterra

    ResponderEliminar
  2. Peço imensas desculpas ao blog.

    Já mais irei colocar ideais politicos que poderão prejudicar o autor.

    Peço desculpas, mas o debate ainda fica de pé.

    ResponderEliminar
  3. Aconselho o autor a colocar o custo de tal operação em dólares, para fazer uma comparação.

    ResponderEliminar