Páginas

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Experiência - Um Dia em Mercúrio

Esta experiência mostra como é que a rotação e a translação de Mercúrio se combinam para um dia demorar dois anos.

Vais precisar de:
- Um adulto para te ajudar;
- K-line;
- Uma tesoura;
- Um elástico;
- Uma bola de esferovite;
- Pioneses;
- Cola;
- Uma lâmpada com casquilho;
- Uma pilha de 9 volts

Procedimento:

1- Recorta três círculos de k-line com 20 cm, 6cm e 3 cm de diâmetro, repectivamente. Faz ranhuras nas bordas dos dois círculos mais pequenos como uma ponta suave, como por exemplo a de um lápis. Estas irão funcionar como as engrenhagens de uma bicicleta.

2- Faz um buraco no meio do círculo maior de maneira a que o casquilho e a lâmpada caibam, entrem e rodem livermente. Faz um buraco no círculo mais pequeno de maneira a que fique mais apertado. Mete o casquilho no círculo maior e cola o círculo mais pequeno em cima dele.

3- Mete um pionês a 6m do centro do círculo maior e depois espeta o centro do círculo de 6cm neste. Coloca a bola de esferovite no círculo de 6 cm - representa Mercúrio;

4- Põe o elástico à volta dos dois círculos mais pequenos, liga a lâmpada à pilha (esta representa o Sol), se estiveres num local com luz, desliga-a de modo a Mercúrio ficar com um lado de dia e outro de noite. Ao rodar o círculo grande vais reparar que Mercúrio tem rotação enquanto descreve a sua órbita. Por fim, espeta um pionês no planeta para marcares um ponto de modo a veres quanto tempo demora a ir de um "nascer" do sol até ao próximo.


Ilustração - Casquilho


Ilustração - K-line Preto.

Sem comentários:

Enviar um comentário