Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sistema Solar

O nosso Sistema Solar é constituído por uma estrela a que apelidamos de Sol e por um conjunto de astros que o orbitam através da força da gravidade.
Este formou-se há cerca de 4,6 mil milhões de anos, através do ato da gravidade sobre uma grande nuvem molecular.
Os principais tipos de astros que o constituem são os planetas principais, os planetas anões, os asteróides, os cometas e os meteoróides. Na maioria, estes astros ocupam orbitas elípticas, quase circulares em torno da nossa estrela.
As principais zonas que constituem o Sistema Solar são a zona dos planetas telúricos, segue-se a cintura de asteróides, depois a zona dos planetas gigantes gasosos, de seguida, a cintura de Kuiper e, por fim a nuvem de Oort.
Os planetas telúricos ou terrestres são Mercúrio, Vénus, Terra e Marte, têm este nomes, pois têm como principal característica, a existência de uma superfície sólida.
A cintura de asteróides é formada por um conjunto de asteróides que se encontra entre Marte e Júpiter, e que os astrónomos pensam que resultou da força gravítica de Marte e Júpiter, que no passado não permitiu a formação de um planeta naquela zona.
A nuvem de Oort é uma nuvem de milhões de cometas que cerca o Sistema Solar e que tem cerca de 1ano-luz de diâmetro (1 ano-luz = distância percorrida pela luz num espaço de 1 ano; Velocidade da Luz = 300 000 Km/s) e que marca os limites do Sistema Solar.
Algumas das principais luas ou satélites naturais do Sistema Solar são a nossa Lua, Titã, Ganimedes, Europa, Calisto e Io.
No caso dos planetas anões do Sistema Solar destacam-se Céres, situado na cintura de asteróides, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, situados perto da cintura de Kuiper.
Os meteróides são pedachos de rocha restantes da formação do nosso Sistema Solar.

Ficheiro:Planets2008.jpg

Ilustração - Planetas Principais e Planetas Anões.



Ilustração - Principais Luas do Sistema Solar.


3 comentários: